Sala de estar

em quinta-feira, fevereiro 11, 2010

 A Sala de estar reflete o estilo da família

Espaço coletivo mudou de paradigma ao longo dos anos e hoje é mais voltado ao lazer do que à recepção de visitas

Casa.com.br
TV é o principal elemento da sala na maioria dos lares
TV é o principal elemento da sala na maioria dos lares
Isabela Gaia
Historicamente, a sala de estar era o lugar onde se expunham as relíquias da família. “Pela sala, dava para a visita sentir o poder da família, a sua importância social e política”, diz o coordenador e professor do curso de Design de Interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo, Jéthero Cardoso de Miranda. Mais tarde, a sala se tornou um local de convivência e “essa sala recebeu a televisão, que está ganhando ainda mais espaço com a chegada da TV digital”, diz o professor.

Tendência em 2008

Para a decoradora Ana Maria Guimarães de Vieira Santos, responsável pelo projeto da sala de estar, do evento Casa Cor 2008, o que se procura agora para a sala é praticidade, conforto, beleza e uma mistura do contemporâneo e do antigo.


Espaço Living do Casa Cor 2008 foi projetado por Ana Maria

“O hometheater veio timidamente para dentro do living e hoje é muito presente”, afirma Lionel Sasson, designer de interiores que participa do evento Casa Cor desde 2005 e este ano foi o responsável pela Sala do Lazer (foto abaixo).

O designer chama a atenção para os novos painéis e outras peças que surgem em grande quantidade no mercado para receber os novos televisores. “Como a TV passou a ser um painel, ela foi para a parede. Os painéis de madeira são então usados porque as casas não costumam ter tomadas nessa altura. O painel esconde a fiação”, explica a arquiteta Vera Gonçalves. Também para acompanhar a televisão, sofás confortáveis, reclináveis, chaise longues e pufes para os pés são cada vez mais procurados.

Para um visual clássico na sala, os mais explorados são os tons de cáqui. “Mas a cor atual é o ‘purple’ (um roxo azulado)”, diz Sasson. Ela pode ser usada em objetos ou em uma das paredes, sendo as outras mais claras. Paredes pretas também são tendência.


Painel de madeira acompanha TV no projeto de Sasson
Tapetes artesanais, de algodão, sisal, tiras de couro e até garrafa pet, são os que mais entram, segundo Sasson e Vera. Quanto a cortinas, “a Luxaflex traz novidades em termos de misturar persiana com tecido fino, fica bem interessante”, diz a arquiteta.

Dicas

A sala é um ambiente de convívio social. Deve agradar a todos os moradores e estar em harmonia com o estilo do resto da casa. Apartamentos com menos de 200 m² devem ter móveis baixos, já que, segundo Sasson, os altos “fecham o ambiente”. Se a sala é pequena, “vidros com cor, espelhos, qualquer coisa que tenha reflexivo dá a impressão de profundidade”, explica o designer.

“Use capas de algodão ou linho nos sofás, assim elas poderão ser lavadas sempre sem ficarem com a aparência de velhas”, indica a decoradora Ana Maria, “e use e abuse de plantas, velas e flores”.

Ela também aconselha que se faça um espaço para as bebidas, como uma mesa bar, “que pode ser simples e bem transada”, diz. Quanto à iluminação da sala, ela recomenda evitar o excesso de spots no teto, “a luz indireta cria ambientes mais românticos e aconchegantes”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou dessa postagem deixe aqui seu comentário ele é muito importante.
Bjos a todas e volte sempre!

Topo